Tipos de conjuntivite, causas, sintomas e tratamento da conjuntivite alérgica, viral, bacteriana, neonatal, vernal, sazonal e outras.


Conjuntivite alérgica e conjuntivite resultante da irritação

A conjuntivite alérgica afeta ambos os olhos, e é uma resposta a uma substância causadora de alergia, como o pólen. Em resposta aos alérgenos, o corpo produz um anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE). Este anticorpo desencadeia células especiais (chamadas mastócitos) no revestimento mucoso dos olhos e vias respiratórias para liberar substâncias inflamatórias, incluindo histamínicos. Liberação de histamina no corpo pode produzir uma série de sinais e sintomas de alergia, incluindo os olhos vermelhos ou cor de rosa. 
Se você tiver conjuntivite alérgica, pode ocorrer coceira intensa, lacrimejamento e inflamação dos olhos, assim como comichão, espirros e corrimento nasal aquoso. Você também pode experimentar inchaço da membrana (conjuntiva) das linhas de suas pálpebras e parte de seus globos oculares, resultando no que pode ser parecido com bolhas claras sobre o branco dos seus olhos. 

Conjuntivite resultante da irritação 
Irritação de um respingo químico ou objeto estranho no seu olho também está associado à conjuntivite. Às vezes, rubor e limpeza do olho para se livrar do produto químico ou objeto provoca vermelhidão e irritação. Os sinais e sintomas, que podem incluir uma descarga de muco em vez de pus, geralmente desaparecem por conta própria dentro de cerca de um dia.

Fatores de risco para conjuntivite incluem: 
• A exposição a um alérgeno no caso de conjuntivite alérgica;
• A exposição a alguém infetado com a forma viral ou bacteriana de conjuntivite.

As conjuntivites virais e bacterianas são comuns entre as crianças e são muito contagiosas. Pessoas com conjuntivite podem ser contagiosas por 7 a 14 dias após os sinais e sintomas aparecem pela primeira vez.
Pessoas que usam lentes de contato, especialmente lentes de uso prolongado, podem ser mais propensas a conjuntivite.