As crises de conjuntivite alérgica começam quando os olhos lacrimejam, avermelham e coçam, e essas crises se tornam frequentes.
Existem diferentes tipos de alergias que afetam os olhos, sendo as mais comuns a conjuntivite alérgica e a dermatite de contato. Como afeta os olhos, o primeiro profissional a ser procurado é o oftalmologista e depois o alergista.
SINTOMAS MAIS FREQUENTES DA CONJUNTIVITE ALÉRGICA
- Coceira nos olhos;
- Conjuntiva edemaciada (inchada) e avermelhada;
- Intenso lacrimejamento;
- Sensação de queimação;
- Edema de pálpebras, geralmente em ambas;
A conjuntivite alérgica pode ocorrer de forma isolada, mas com frequência vem acompanhada da rinite alérgica. A rinite alérgica apresenta sintomas como coceira (nariz, garganta, ouvidos e/ou olhos), espirros em salva (acima de 5 espirros), coriza aquosa e nariz entupido. Geralmente as pessoas procuram tratamento para a rinite alérgica e muitas vezes não leva em consideração a conjuntivite.
A conjuntivite alérgica geralmente torna-se um transtorno para seu portador, sendo as crianças mais afetadas. O sofredor apresenta intenso desconforto com a intensidade da luz do dia, da luz fluorescente e da luz emitida pelo televisor. A coceira dos olhos e o lacrimejamento pioram a visão e esse grande desconforto leva a criança a ter dificuldade de leitura e interferindo no aprendizado escolar.
A dermatite de contato dos olhos ocorre quando a pessoa se sensibiliza a algum componente do colírio ou outros medicamentos de uso tópico e os sintomas são similares aos da conjuntivite alérgica.
Saiba o que é conjuntivite
Conheça os sintomas da conjuntivite
Conheça os tipos de conjuntivite, e inúmeros outros artigos sobre conjuntivite, no índice