Tipos de conjuntivite, causas, sintomas e tratamento da conjuntivite alérgica, viral, bacteriana, neonatal, vernal, sazonal e outras.


Diversos tipos de conjuntivite

A causa da conjuntivite pode ser infecciosa, alérgica ou tóxica.
A conjuntivite infecciosa é transmitida por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio se dá, nesse caso, pelo contato, uso de objectos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas ou até mesmo pela água da piscina. Quando ocorre uma epidemia de conjuntivite, pode-se dizer que é do tipo infecciosa.
A conjuntivite alérgica é aquela que ocorre em pessoas predispostas a alergias (como quem tem rinite ou bronquite, por exemplo) e geralmente ocorre nos dois olhos.
A conjuntivite tóxica é causada por contato direito com algum agente tóxico, que pode ser algum colírio medicamentoso ou alguns produtos de limpeza, fumaça de cigarro e poluentes industriais.


Formas de conjuntivite

Todas as formas de conjuntivite, incluindo conjuntivite bacteriana, viral, alérgicas e outras, envolvem inflamação da área transparente, membrana mucosa (conjuntiva) que cobre a parte branca do olho ou da esclera.
Causas infecciosas de um olho inflamado e conjuntivite incluem bactérias, vírus e fungos. As causas não infecciosas incluem alergias, corpos estranhos e produtos químicos.
A frase "olho cor de rosa" é utilizada para se referir a conjuntivite, porque coloração rosa ou vermelhidão da conjuntiva é um dos sintomas mais perceptíveis.