Tipos de conjuntivite, causas, sintomas e tratamento da conjuntivite alérgica, viral, bacteriana, neonatal, vernal, sazonal e outras.


Como prevenir uma conjuntivite

Praticar uma boa higiene é a melhor maneira de controlar a propagação da conjuntivite. Uma vez que a infecção tenha sido diagnosticada, siga estes passos: 
• Não toque os olhos com as mãos;
• Lave as mãos cuidadosamente e com frequência;
• Mude a sua toalha de enxaguar diariamente, e não a compartilhe com outras pessoas;
• Mude sua fronha com frequência;
• Descarte cosméticos para os olhos, especialmente rímel;
• Não use cosméticos para os olhos de qualquer outra pessoa ou qualquer outro item pessoal de cuidados dos olhos;
• Siga as instruções do seu médico e limpe bem as lentes de contato.

Se o seu filho estiver infetado com conjuntivite, evite o contato próximo com outras crianças. Muitas escolas enviam crianças com conjuntivite para casa, e provavelmente vão pedir que o seu filho receba pelo menos um dia completo de tratamento antes de retornar. 

Prevenção de conjuntivite em recém-nascidos
Os olhos dos recém-nascidos são suscetíveis a bactérias, normalmente presentes no canal de nascimento da mãe. Estas bactérias não causam sintomas na mãe. Em casos raros, estas bactérias podem causar o desenvolvimento de uma forma grave de conjuntivite nas crianças, conhecida como oftalmia neonatal, que necessita de tratamento sem demora, para preservar a visão. É por isso que logo após o nascimento, os olhos de todos os recém-nascidos são protegidos com uma aplicação preventiva de um antibiótico, como a pomada eritromicina.

Estilo de vida e remédios caseiros 
Você pode aliviar o desconforto da conjuntivite através da aplicação de compressas quentes sobre o olho ou olhos afetados. Para fazer uma compressa, molhe um pano limpo e sem fiapos com água morna e torça-o antes de aplicá-lo suavemente nas suas pálpebras fechadas.
Para a conjuntivite alérgica, evite esfregar os olhos, de modo que você não libere mais histamínicos. Em vez disso, use compressas frias para aliviar seus olhos.