Tipos de conjuntivite, causas, sintomas e tratamento da conjuntivite alérgica, viral, bacteriana, neonatal, vernal, sazonal e outras.


Conselho médico para conjuntivite

Conjuntivite pode ser uma condição irritante, mas geralmente é inofensiva para a sua visão e geralmente não requer tratamento extenso ou de emergência. No entanto, porque a conjuntivite pode ser altamente contagiosa durante o período de duas semanas após o inicio dos sinais e sintomas, é importante buscar o diagnóstico e tratamento precoce. Mantenha as crianças com conjuntivite bacteriana longe de creches ou escolas, até que se inicie o tratamento.
Crianças com conjuntivite viral podem ser contagiosas durante vários dias, durando até uma semana ou mais. Consulte o seu médico se você tiver quaisquer duvidas sobre quando seu filho pode voltar para a escola ou creche. Muitas escolas e creches exigem que seu filho espere pelo menos 24 horas após o início do tratamento antes de voltar para a escola ou creche. 
Apesar da conjuntivite muitas vezes melhorar sem tratamento, pode ser acompanhada por uma inflamação da córnea, o que pode afetar a visão. Por esta razão, um exame formulado por um médico qualificado é importante para determinar qual a melhor opção de gestão para você ou seu filho.

Testes e diagnóstico
O seu médico poderá retirar uma amostra das secreções oculares da conjuntiva para análise em laboratório, de modo a poder determinar qual o tipo de infeção que você tem e qual a melhor forma de tratá-la. Se você tem uma criança pequena com conjuntivite recorrente ou persistente lacrimejamento dos olhos, seu filho pode ter um ducto lacrimal obstruído. O pediatra do seu filho pode acompanhar de perto a situação para ver se o canal lacrimal abre por conta própria, ou se existe necessidade de ser encaminhado para um oftalmologista, para posterior avaliação e tratamento.